Ela Wiecko Volkmer de Castilho
 
  Naturalidade Curitiba - Paraná  
 

  Data de Nascimento 14/09/1948  
 

  Carreira acadêmica  
 

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1971), Mestre em Direito Público pela Universidade Federal do Paraná (1986) e Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996).Ingressou no magistério superior por concurso público de provas e títulos, como professora substituta, na Universidade Federal do Paraná (1982-1990). Foi transferida para a Universidade Federal de Santa Catarina (1982-2002) e, posteriormente, redistribuída para a Universidade de Brasília, onde tem lecionado, na graduação e na pós-graduação, disciplinas da área penal e de direitos humanos. Atualmente ocupa o cargo de professor associado.

 
 
 

  Atuação no MPF  
Ingressou no Ministério Público Federal em 1975, mediante concurso público. Como procuradora da República, atuou em Brasília, Curitiba e Florianópolis. No estado de Santa Catarina foi Encarregada do Setor de Direitos Humanos da Procuradoria da República,depois denominado Coordenadoria de Defesa dos Direitos Individuais e Interesses Difusos; Procuradora Regional Eleitoral-Substituta e Procuradora-Chefe. Participou dos Conselhos Penitenciários do Paraná e de Santa Catarina. Atendeu as PRM de Joinville, Joaçaba e Chapecó.
Em 1992, foi promovida por merecimento a Subprocuradora-Geral da República. Foi Coordenadora de Defesa dos Direitos Humanos e do Cidadão e Secretária-Adjunta da Secretaria de Defesa dos Interesses Individuais e Coletivos. Nessa ocasião, integrou a Delegação Brasileira à Conferência Mundial de Direitos Humanos e participou do Comitê Nacional de Preparação à IV Conferência Mundial sobre a Mulher.
Foi membro do Conselho Superior do MPF em dois biênios, tendo exercido a secretariaexecutiva. Integrou as Comissões Examinadoras de vários Concursos para Procurador da República (15º, 16º, 17º, 21º, 22º, 24º, 25º e 26º).
Integrou as seguintes Câmaras de Coordenação e Revisão: 5ª (Patrimônio Público e Social), como sua primeira coordenadora; 7ª (Criança, adolescente, idosos e outras minorias), e 6ª CCR, como coordenadora e membro. Exerceu a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão por dois mandatos (2004-2008). Após ter exercido a Corregedoria-Geral no biênio 2009-2011, foi designada presidente de Comissão para a implantação da Ouvidoria-Geral do MPF.
Integrou a Comissão de Estudos do MPF sobre Combate ao Crime Organizado e à Violência e, no âmbito da Escola Superior do Ministério Público da União,a Subcomissão de Estudos sobre Cooperação Jurídica Internacional.
Oficiou perante o STJ, durante muitos anos, principalmente em matéria criminal (5ª e 6ª Turmas, 3ª Seção e Corte Especial), mas também em matéria cível (1ª Turma). Já oficiou perante o TSE, em auxílio. Oficiou perante o STF, em matéria cível (1ª Turma). Exerceu a presidência da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) no biênio 1997-1999.
Representou o MPF em diversas Comissões, Conselhos, Grupos de Trabalho, Delegações, como, por exemplo, no Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, Conselho Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, no Conselho Deliberativo do Programa de Assistência a Vítimas e a Testemunhas Ameaçadas, no Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência, no Grupo de Trabalho para a formulação do Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, no Grupo de Trabalho para a elaboração de projeto de lei de definição de crimes e penas para implementação do Estatuto de Roma.
 
 

  Bibliografia